top of page
Buscar

A Necessidade do Engajamento Político dos Católicos

Segundo uma pesquisa Datafolha, no Brasil mais de 80% dos cidadãos são cristãos, dividindo-se em 50% católicos e 31% evangélicos, mas essa representação não é refletida no cenário político, por que isso acontece?


Não é uma resposta trivial, mas podemos partir da possibilidade de que não haja uma verdadeira compreensão dos cristãos sobre o seu chamado na política e o quanto se pode realizar a partir dela.


A atuação dos católicos na política é corresponder a um dever. É a forma mais alta de caridade, porque a política busca o bem comum, que proporciona aos cidadãos um ambiente santificante, tanto de forma pessoal quanto em sociedade.


A pessoa que decidir responder a esse chamado precisa ter uma vida espiritual muito grande, com tempo dedicado aos estudos, que tenha a virtude da humildade e a responsabilidade de carregar 2.000 anos de história da Igreja Católica. É um chamado muito exigente e poucos estão dispostos a corresponder por ele, por isso temos pouca representatividade política católica.


Soma-se a isso um preconceito com a política, devido ao ambiente corrosivo que ela apresenta, mas um católico bem orientado pode fazer um bem enorme.


________________________________________________________________________

Clique AQUI para conhecer mais sobre as nossas propostas

________________________________________________________________________


Também existem outras formas de se engajar politicamente que não seja em mandatos políticos, para isso é preciso considerar a política em seu sentido mais amplo, considerando o nosso agir em sociedade como um agir político, enxergando além dos nossos objetivos pessoais, e considerando a repercussão social do nosso agir.


Por que precisamos de católicos na política? Primeiro ponto, a sociedade é formada por grupos e o Estado deve espelhar essa natureza, representando-os em sua estrutura. Se os católicos, que são 50% da sociedade brasileira, não estiverem representados na estrutura do Estado, a política não estará correspondendo ao seu fim e o Estado não atenderá a sociedade.


O segundo ponto, é que nós católicos cremos e conhecemos a verdade, na pessoa de Jesus Cristo, a verdade que corresponde aos anseios espirituais e aos anseios naturais do ser humanos (liberdade, participação, representação). Aos que aderiram à verdade plena, precisam aderir à política e desenvolver suas ações nessa estrutura conforme a Doutrina Social da Igreja.


O último ponto, seria o fato de que a política é para os leigos uma via de santificação, por ser a mais alta forma de caridade, como já dito.


Portanto, não existe distinção entre o homem da vida interior e o homem da vida social política.


Nós fizemos uma live sobre este tema e, caso você tenha interesse em se aprofundar, clique AQUI para assistir ao nosso conteúdo completo.


Para conhecer mais sobre a candidatura do Uner, indicação do MOVA Brasil, clique AQUI.

Vamos juntos MOVER o Brasil, MOVER BH!



2 visualizações0 comentário
bottom of page